Wellbeing, uma conexão com o que nos habita

Um alerta para não se render às armadilhas fantasiosas e perder esse vínculo

Wellbeing, uma conexão com o que nos habita
2 min. de leitura

Como psicanalista, meu propósito é ajudar as pessoas a encontrarem meios reais de melhorarem suas vidas, de exercerem formas mais saudáveis de viver. Estabelecer uma relação que favoreça que cada um seja quem é, na essência.

A busca por saúde e bem-estar tem se mostrado cada vez mais uma “Preocup-Ação” entre a população em geral. O que, por consequência, gerou um significativo aumento das informações, ofertas de serviços e produtos que favorecem esse alcance.

Porém, se por um lado o aumento da oferta, facilita o acesso, também tenho me questionado se não acabamos entrando num movimento automatizado, apenas de “Ação”, perdendo o espaço necessário para sonhos, pensamentos, autorreflexão, e consequentemente uma movimentação contrária do verdadeiro significado de “Well-Being”.

“Well-being” encontra-se dentro da dimensão do ser, algo que se alcança no interno que nos habita, vindo de dentro para fora.

Quando perdemos essa conexão com o interior, acabamos nos confundindo, nos voltando para fora, nos afastando da nossa essência.

Acredito que não seja possível desenvolver “Well-Being” se não estabeleço conexão ao “Being-Myself”. A possibilidade de alcançarmos uma vida saudável, se situa na dimensão do possível.

Se conseguimos nos conectar com o que há de verdadeiro em nós, o que é genuíno, encontramos o bem viver, o sonho manso, a calma no peito.

Faz parte da natureza humana criar idealizações e elas nos são úteis, pois nos fazem ser sonhadores, aspecto saudável da nossa existência, mas frente às ansiedades, aos medos, às inseguranças tão presentes nos tempos atuais, podemos nos deixar levar, e corremos o risco de cair na armadilha de sermos seduzidos pelas idealizações rígidas, que nos impõe modelos prontos; de saúde, de beleza, de bem-estar, nos aprisionando na fantasia de sermos algo que não somos, nos afastando do nosso verdadeiro “Well-Being”.

Acredito que tocada por esse sonho-desejo, me juntei aos demais colaboradores, na tentativa de oferecer um espaço para acolhermos, refletirmos sobre essas questões, tão fundamentais para alcançarmos o privilégio de sermos nós mesmas, consequentemente mais conscientes para realizarmos nossas escolhas.

Sejamos muito bem-vindos!

TAMARA MARUSSIG

Tamara possui uma sensibilidade no trato com as pessoas, é Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná / UFPR — CRP 08/09794 e membro filiado do Grupo de Psicanálise de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mingo wellness
Verified by MonsterInsights