Imagine um lugar onde as praias têm águas cristalinas, em tons que vão do verde esmeralda ao azul turquesa, onde tartarugas marinhas, arraias, peixes exóticos e tubarões de pelo menos três diferentes espécies — cabeça-de-cesto, lambarú e limão — convivem em pura harmonia, onde golfinhos dançam enquanto o sol nasce, onde os dias são longos e o clima, agradável o tempo todo. Esse pedaço do céu existe e fica no Brasil: Fernando de Noronha.
O QUE FAZER
Baía do Sancho
A melhor e mais bonita praia do mundo, segundo o Trip Advisor. Haja disposição para chegar no local: é preciso percorrer 320 metros de trilha e descer vários degraus da escadinha (sim, no diminutivo) construída em meio a uma fenda de rochas. Ou, mais fácil: ir pelo mar, de barco e, de quebra, conhecer dois cartões postais de perto – o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico. Mergulhar com cilindro ou snorkel nas águas mornas e claras do Sancho é um programa obrigatório, especialmente entre agosto e novembro. O ponto é procurado tanto por profissionais quanto por iniciantes, que fazem o batismo (primeiro mergulho acompanhado de um instrutor) ali mesmo.
Surfe na Cacimba do Padre
Considerado o Havaí brasileiro, este pico conta com ondas de até cinco metros de dezembro a março. Mesmo se você não for muito fã do esporte, não deixe de dar uma passada por lá – nem que seja para admirar a ala masculina. Precisa de mais incentivo? Rodrigo Santoro, Cauã Reymond, Paulinho Vilhena, Bruno Gagliasso são habituées.
Ilhatur
O passeio de dia inteiro passa pelos principais pontos de Noronha. Esse reconhecimento de área é ótimo para decidir quais locais merecem visitas mais demoradas e aprofundadas. O Morro de Fora é um deles. É lá que estão algumas das famosas (e fotogênicas) piscinas naturais a céu aberto, visíveis quando a maré está baixa.
Pôr do sol
Nos fins de tarde, não deixe de assistir ao céu pegar fogo e o sol ser engolido pelo mar do Mirante do Boldró, do Forte dos Remédios ou próximo à Capela de São Pedro, onde acontecem os cada vez mais numerosos destination weddings.
Forró no Bar do Cachorro
Se quiser agito, siga para o Bar do Cachorro, na praia homônima. O forró das sextas é um clássico.
ONDE COMER
Restaurante Cacimba (@cacimbanoronha)
No centro do agito, a alguns passos do Bar do Cachorro. Serve refeições completas, mas combina mais com o fim de tarde e o jantar. Sente em uma das almofadas espalhadas pelo chão no lounge decorado com uma imponente imagem de Iemanjá e peça a porção de pastel de lagosta acompanhada por caipiroska de siriguela.
Varanda Noronha (@varandanoronha)
O melhor horário para comer o gratinado de frutos do mar ou o bobó de lagosta do Varanda é no almoço, para curtir a linda vista para o mar. Vá com um mínimo de paciência para esperar uma mesa na varanda — faz toda a diferença. A espera é recompensada com o excelente atendimento dos garçons e a rapidez dos cozinheiros. Não deixe de prestar atenção nos lustres da área externa, produzidos com escama de camurupim.
ONDE FICAR
Pousada Casa Conceição (@casaconceicao)
A única pé na areia, fica na Praia da Conceição, pertinho do agitado Bar do Meio e aos pés do Morro do Pico, cartão postal local. É disputada — tem apenas três quartos — e o café da manhã com vista para a praia, preparado pela Dri, é o ponto alto.
Pousada Teju-Açu (@pousadateju)
A escolhida por Penélope Cruz e Javier Bardem nas duas vezes em que estiveram em Noronha. Construído no caminho para a Praia da Conceição, conta com tudo do bom e do melhor: bangalôs bem equipados, piscina convidativa para relaxar entre um passeio e outro e restaurante de primeira.
Nannai Noronha Solar dos Ventos (@nannainoronhasolardosventos)
A 300 metros da Baía do Sueste, um dos principais pontos de mergulho livre da ilha, é toda ligada em sustentabilidade. Os bangalôs têm varandas privativas com vista para o mar de fora e ampla área verde.
Pousada Maravilha (@pousadamaravilha)
A piscina com borda infinita mais famosa da ilha fica na Maravilha. Quartos com ofurô na varanda voltada para o mar, privacidade e serviço impecável também fazem parte da luxuosa pousada que já foi de Luciano Huck.
Dolphin Hotel (@dolphinnoronha)
Inaugurado em 1982, é o primeiro e único hotel (entre tantas pousadas) da ilha. Os quartos são amplos, têm essência exclusiva e amenities Loccitane au Bresil. Isso sem falar do visual privilegiado do Pico, cartão postal de Noronha, e do excelente serviço de concierge, comandado por Fabiana Sanctis e Danielle Borba.
crédito fotos: camila neves
CAMILA NEVES
Jornalista de viagem, colaboradora da L’officiel Brasil e criadora do seu blog de viagem. Camila tem bom humor, personalidade e gosta como ninguém de fazer as malas para explorar o mundo!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *