Esta é uma queixa super comum no consultório da nossa colunista Dra Maitê H. César, principalmente entre as mulheres.
Procuramos muitas vezes produtos mágicos e que resolvam a situação, além de acharmos que acne é sempre hormonal, e muitas vezes deixamos de investigar a causa raiz do problema.
Pode ser hormonal? Com certeza. Mas a minoria é.
Procure sempre um médico, nutricionista e dermatologista para um bom acompanhamento e investigação do quadro.
Esperamos que este material te ajude a entender que existem muitos outros fatores relacionados 😊
Eixo intestino-pele
Sintomas como constipação e acne costumam ocorrer simultaneamente graças ao eixo intestino-pele. Enquanto a medicina convencional geralmente trata a acne com uma abordagem no nível de superfície, a medicina preventiva e funcional apresenta uma perspectiva de relação entre constipação e acne.
A constipação e a acne costumam ser sintomas de dois problemas de origem: desintoxicação deficiente e desregulação da microbiota intestinal.
Embora o fígado faça a maior parte do trabalho árduo, o intestino é responsável pela eliminação de muitas dessas toxinas pelas fezes. Sem movimentos intestinais regulares, seu sistema de desintoxicação é abaixo do ideal, o que pode levar indiretamente a outros sintomas – como acne.
Como tratar a constipação e limpar a acne?
Se você já teve acne, sabe que ela pode ser desgastante emocionalmente e até financeiramente. Antes de gastar muito tempo e dinheiro em produtos para a pele, medicamentos ou tratamentos faciais, certifique-se de criar uma base sólida para um intestino e uma pele saudáveis, além de ter um bom acompanhamento com dermatologista.
Algumas ações possíveis:
-Coma bastante fibra, pois fornece volume às suas fezes e dá a consistência certa para uma passagem fácil e regular. Também alimenta as bactérias intestinais amigáveis e equilibra os níveis de açúcar no sangue, o que pode reduzir a ocorrência de acne. Mas se você não tomar água o suficiente, essa quantidade de fibra pode facilitar a constipação.
-Beba bastante água. Se você não está fazendo um esforço consciente para beber água todos os dias, é provável que não esteja bebendo o suficiente! A água ajuda a promover movimentos intestinais regulares, hidratar a pele e eliminar as toxinas pela urina. Procure um nutricionista para saber quanto de água você deve ingerir. Em média precisamos tomar entre 35ml e 45ml de água por kg corporal.
-Pratique exercícios físicos. Mesmo as atividades moderadas como caminhadas, podem ajudar a tratar a constipação e a acne. Movimentar o corpo ajuda a motilidade intestinal e promove movimentos intestinais regulares por meio da gravidade e da contração dos músculos abdominais durante o exercício. Os exercícios também ajudam a equilibrar o açúcar no sangue, o que pode reduzir os surtos de acne e os desequilíbrios hormonais.
-Experimente suplementar magnésio. O citrato de magnésio tem um efeito laxante suave que pode aliviar os movimentos intestinais diários. É um ótimo nutriente para reduzir os efeitos do estresse e estimular uma boa noite de sono. Tanto o estresse quanto a falta de sono estão associados ao agravamento da acne. Procure um médico ou nutricionista para consultar doses personalizadas
constipação e acne: quando procurar ajuda?
Alguns casos envolvendo constipação e acne requerem uma investigação mais profunda com testes e planos de tratamento personalizados. Se você acha que já estabeleceu uma base saudável, mas ainda apresenta sintomas e/ ou erupções gastrointestinais, trabalhar com um médico funcional e com um dermatologista pode ajudar.
DRA. MAITÊ H. CÉSAR
Maitê pratica a Medicina Preventiva e Integrativa pra equilibrar físico, mente e espírito, por consequência, garantir melhor qualidade de vida de quem precisa. Tedx “Saúde como um ato de amor.”
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *